quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Estoril recebe primeiro grito de carnaval nesta sexta com abertura da exposição "outros carnavais" e Baile de mascaras

Exposição mostrará a história das festas de Carnaval na cidade de Fortaleza
A exposição “Outros Carnavais” ficará aberta de 16 de janeiro até 1º de março, na Galeria Mario Baratta | Foto: Arquivo Nirez
A tradição e história carnavalesca de Fortaleza marcam o início das festividades no ano de 2015. Na próxima sexta-feira (16/01), primeiro dia oficial do Ciclo Carnavalesco, o Estoril recebe o primeiro grito de Carnaval, com a abertura da exposição “Outros Carnavais” na galeria Mario Baratta, às 18 horas, seguida de Baile de Máscaras, às 20 horas.
Com curadoria do jornalista, historiador e pesquisador Nirez, a exposição “Outros Carnavais” reúne cerca de 60 fotos e canções de carnavais de rua de Fortaleza a partir da década de 1940, que retratam as festas, a moda, os costumes e as alegrias dos foliões através dos tempos. Lugares como a Praça do Ferreira, Avenida Duque de Caxias, além de outros pontos tradicionais da cidade aparecem como ponto de encontro dos brincantes.
“A exposição é importante para mostrar para a mocidade atual qual era o tipo de carnaval de décadas passadas, pois muitas características se perderam. O público que viveu essa época vai relembrar os blocos de rua, os foliões, toda a festa. E o jovens, que não vivenciaram, poderão conhecer esses tempos áureos do Carnaval fortalezense.”, convida Nirez. A exposição ainda conta com canções que marcaram época no Carnaval de Fortaleza, escritas por compositores cearenses ou interpretadas por músicos do Estado.
Após abertura da exposição, a festa que celebra a história carnavalesca de Fortaleza continuará, a partir das 20 horas, como Baile de Máscaras, que terá como anfitrião Nirez. Sob o comando do DJ Matheus Salvany e da Banda Classe A, o público irá curtir as melhores canções do Carnaval de Fortaleza com versões especiais e muita animação, além de dar boas-vindas a época mais festiva do ano.
“Hoje em dia as músicas que fazem sucesso no carnaval são comuns, não possuem mais o estilo próprio da festa. Quem for ao baile terá a oportunidade de curtir as canções tradicionais do carnaval da cidade de Fortaleza.”, acrescenta Nirez.
A exposição “Outros Carnavais” ficará aberta de 16 de janeiro até 1º de março, na Galeria Mario Baratta, inclusive durante o Carnaval, com visitação de terça a domingo, das 9h às 22h. 
Serviço:
1º Grito de Carnaval - Abertura da exposição “Outros Carnavais” e Baile de Máscaras no Estoril
Quando: Sexta-feira (16/01), a partir das 18h (Abertura da exposição) e 20h (Baile de máscaras)
Onde: Estoril (Rua do Tabajaras, 397 – Praia de Iracema)
Visitação exposição “Outros Carnavais”: de 16/1 a 1/3, de terça a domingo, das 9h às 22h
Programação Gratuita 
Fonte da matéria: prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário