O domingo que marca a despedida de Felipe Massa do Grande Prêmio do
Brasil não saiu como esperado. Depois de muita chuva, entradas de safety
car, paralisações e 48 voltas percorridas, o piloto brasileiro bateu na
reta principal de Interlagos e teve que abandonar a prova.
Após o acidente do brasileiro, foi dada uma nova bandeira amarela e o
safety car retornou à pista. Felipe Massa voltou aos boxes caminhando,
com o capacete em uma das mãos e a bandeira do Brasil estendida nas
costas.
Chorando bastante, o piloto foi aplaudido pelos torcedores presentes
na reta principal de Interlagos. Nas redes sociais, Felipe Massa também
recebeu diversas homenagens, como da Williams e da sua ex-equipe, a
escuderia Ferrari.
Histórico
Essa foi a sua 13ª participação no GP do Brasil, onde conseguiu
vencer em duas oportunidades. Sua estreia em Interlagos aconteceu em
2002, ano em que iniciou sua trajetória na Fórmula 1. Correndo pela
Sauber, o brasileiro acabou não terminando a prova, percorrendo 41
voltas.
No ano seguinte, sem espaço na Sauber, Felipe Massa foi convidado
pela Ferrari para ser piloto de testes da escuderia italiana. Após um
ano acumulando experiência, o brasileiro voltou para a Sauber, ficando
na equipe até o fim da temporada 2005.
Nesses dois anos correndo pela Sauber, Felipe Massa participou de
dois GP do Brasil. Em 2004, o piloto surpreendeu os torcedores e
encerrou o jejum de pontos dos brasileiros em casa ao receber a
bandeirada em oitavo lugar. No ano seguinte, encerrou a prova na 11ª
posição.
No final de 2005, a Ferrari anunciou o brasileiro como seu novo
piloto. E logo em sua primeira temporada na escuderia italiana, Felipe
Massa conquistou sua primeira vitória no GP do Brasil, no dia 22 de
outubro.
A conquista em São Paulo foi histórica tanto para o piloto, quanto
para os torcedores, que não comemoravam uma vitória de brasileiro em
casa desde 1993, quando Ayrton Senna venceu a corrida em Interlagos.
Em 2007, Felipe Massa esteve muito próximo de sua segunda vitória no
GP do Brasil. Mesmo sem chance de título, o piloto conquistou a pole
position, liderou a prova por 46 voltas, mas acabou chegando em segundo
lugar, atrás do companheiro de equipe Kimi Räikkönen.
No ano seguinte foi à vez de Felipe Massa estar na briga pelo título.
O brasileiro perdeu o campeonato para Lewis Hamilton por diferença de
apenas um ponto. A decisão da temporada 2008 aconteceu justamente em
Interlagos.
O piloto da casa venceu a prova, porém na penúltima curva da última
volta, o britânico ultrapassou o alemão Timo Glock e garantiu o título
mundial para a tristeza do torcedores brasileiros que lotaram a pista de
São Paulo.
Apesar do vice em 2008, Felipe Massa conquistou sua segunda vitória
em Interlagos, feito alcançado apenas pelos campeões mundiais de Fórmula
1 e ídolos do automobilismo, Ayrton Senna (1991 e 1993) e Emerson
Fittipaldi (1973 e 1974).
Porém, a partir daquele resultado, a carreira do piloto brasileiro
passou a declinar. A fase ficou mais critica em 2009, durante o treino
classificatório para o GP da Hungria, quando sofreu um grave acidente. O
piloto brasileiro perdeu diversas provas, inclusive o GP do Brasil.
A volta as pistas aconteceu somente em 2010. No GP do Brasil terminou
na 15ª posição, seguindo por um quinto lugar na temporada seguinte. Em
2012, o piloto conquistou um pódio, com um 3° lugar, antes de se
despedir da Ferrari em 2013, na 7ª posição em Interlagos.
No final do mesmo ano, acertou sua ida para a Williams. A expectativa
para defender a nova escuderia era grande, mas a realidade se mostrou
dura com o brasileiro. Em 2014, conseguiu apenas dois pódios, sendo um
no GP do Brasil, quando chegou em terceiro.
No ano seguinte, os resultados não foram diferentes. Na corrida em
Interlagos, Felipe Massa acabou sendo desclassificado por
irregularidades na temperatura do carro e na pressão dos pneus de suas
Williams.
Matéria: Daniel Furtado
Nenhum comentário:
Postar um comentário