sexta-feira, 9 de agosto de 2019

PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

 O suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida. Os dados sobre o suicídio são alarmantes, segundo a Organização Mundial de Saúde (2018), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Alguns autores como Botega afirmam: em termos globais, a mortalidade por suicídio aumentou 60% nos últimos 45 anos. Para Edwin Shneidman, grande estudioso do assunto, o primeiro passo para prevenir o suicídio é o entendimento sobre assunto. Precisamos compreender o assunto, para só depois prevenir.


 Muitos fatores como ambientais, culturais, biológicos, sociais, psicológicos, tentativas anteriores de suicídio, podem levar uma pessoa a suicidar. Quero ressaltar que pessoas que tentaram suicídio são as pessoas que mais devemos dar atenção, pois a tentativa de suicídio é o principal fator de risco. A escola de saúde pública do Paraná registra no módulo o que é suicídio? Que uma parcela de mortes por suicídio possa ser evitada por meio da utilização correta de estratégias de prevenção que envolve a colaboração de diferentes setores da sociedade. Todos devem se engajar nessa batalha, pois como acreditava Shneidman, o suicídio é um problema de todos.
 Podemos prevenir o suicídio, aumentando os fatores de proteção (fatores que diminuem a probabilidade de resultado negativo entre indivíduos que estão em risco, ESPP), como bons vínculos afetivos, escutar as pessoas, sensação de pertencimento a um grupo ou comunidade, uma visão mais otimista da vida, tratamento dos transtornos mentais, conscientização sobre o tema, envolvimento de todas as pessoas. Juntos somos mais fortes e podemos mais.

Deivid Weverton

Nenhum comentário:

Postar um comentário