Foram decretadas medidas preventivas e assistenciais em diversas áreas
A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará anunciaram, nesta segunda-feira (16/03), ações emergenciais de combate à Covid-19. Por meio do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, composto por instituições federais, estaduais e municipais, foram decretadas medidas preventivas e assistenciais em diversas áreas.
Até o momento, nove casos da doença foram confirmados no Ceará. Em virtude dos dados epidemiológicos, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência de saúde pública no Estado. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, a decisão é fruto de debates entre especialistas. Ao decretar estado de emergência municipal, Fortaleza irá agir em conformidade, unindo esforços, padronizando informações e fornecendo conteúdos claros, qualificados e transparentes em defesa da saúde da população.
“Estamos participando, desde o fim de semana, de diversas reuniões, buscando um balanço da situação, além de novas ações de prevenção e de assistência adequadas a este momento. O estado de emergência municipal permite que Fortaleza, diante de um pico epidêmico, possa contratar profissionais diretamente, além de comprar material e equipamentos de forma mais rápida diante de eventuais necessidades que devem ser vivenciadas nas próximas semanas”, introduziu o Prefeito.
As ações previstas no âmbito municipal contemplam diversas esferas, entre elas, alterações na logística do transporte público, da Educação, da Saúde e da fiscalização.
Transporte público
Serviço utilizado por parte significativa da população fortalezense, o transporte público da Capital deverá receber rígida higienização diária. A iniciativa contempla todos os ônibus e vans da Cidade e visa à minimização do contágio pelo novo coronavírus. “Vamos realizar higienização com água sanitária e álcool em todas as superfícies dos transportes. Nas próximas 48 horas, já deveremos ter uma estrutura adequada a este fim. Além disso, estamos implantando álcool em gel nos terminais e buscando, junto à Socicam, espaços fora dos banheiros adequados à higienização das mãos dos passageiros, que devem lavá-las antes de embarcar”, adiantou Roberto Cláudio.
Paralelamente, toda a frota de ônibus da Capital irá operar com janelas abertas, minimizando possíveis riscos potencializados pelo ar-condicionado. O Prefeito anunciou, ainda, a realização de campanhas educativas por meio de materiais gráficos. “Queremos orientar os passageiros a respeito do uso adequado do transporte público para evitar a proliferação viral, sobretudo, em horários de pico”, detalhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário