Nesta última terça-feira (01), A equipe de cultura do Grupo Lente Digital de Comunicação, realizou a cobertura completa da inauguração da nova biblioteca comunitária Bárbara de Alencar e do acervo Izaíra Maria Bruno Figueiredo, no bairro Pirambu.
![]() |
Jeysa Luz |
Nossa equipe conversou com o Sr. Bira Ripardo, presidente da associação ACEPA e também um dos apoiadores da implantação da biblioteca comunitária no bairro. O mesmo falou sobre o trabalho social realizado dentro da comunidade, que se iniciou no ano de 2009 e hoje conta com a participação de cerca de 250 a 300 alunos, inseridos no projeto que tem como objetivo, tirar crianças e adolescentes da ociosidade e do mundo da criminalidade, oferecendo serviços gratuitos em várias modalidades como: futsal, capoeira, muay thai, aulas de violão para crianças, além da realização de eventos natalinos, festivais de quadrilhas, zumba, exercícios funcionais e agora a inserção da biblioteca comunitária Bárbara de Alencar, incentivando assim, a leitura dos moradores da comunidade.
Conversamos também com os jovens Nicolas e Yuri, idealizadores e responsáveis administrativo organizacional da biblioteca Bárbara de Alencar e acervo Izaíra Maria. Os mesmos falaram sobre como surgiu a ideia da implantação do projeto no bairro, que de acordo com Nicolas, o objetivo inicial é combater a ausência de informação de crianças, jovens e adultos da comunidade, gerando mais conhecimento e alfabetização através do incentivo da leitura. De acordo com o jovem Yuri, a biblioteca se dá a partir do "P" de política da união dos indivíduos da sociedade, que se uniram através de rifas e doações para que a biblioteca comunitária pudesse ser criada, se resumindo assim em uma única palavra, Solidariedade.
Yuri destacou que o projeto será voltado incialmente, em uma sala de estudos para pessoas que não disponibilizam desse espaço dentro de casa, e que a biblioteca conta com materiais de qualidade para o melhor aprimoramento da leitura.
A ideia surgiu na visão de que o bairro Pirambu, é uma comunidade totalmente vulnerável ao mundo da criminalidade e aos problemas das políticas públicas, e o projeto é uma oportunidade de salvar esses indivíduos desse meio, através do poder de transformação da educação.
Por último, tivemos a oportunidade de conversar com a Sra. Fabiola Bruna Furtado, filha de Izaíra Maria Bruno Figueiredo, embaixadora do acervo, principal responsável pelas doações da maior parte dos livros da biblioteca Bárbara de Alencar. Segundo a Sra. Fabiola, as doações foram feitas através de um pedido do Sr. Bira Ripardo (Presidente da ACEPA), a partir desse momento surgiu a ideia de doar os livros que foram de sua mãe Izaíra Maria, cirurgiã dentista, professora de farmacologia clínica da UFC - Universidade Federal do Ceará e odontologia da Unifor - Universidade de Fortaleza. A Sra. Fabiola se disponibilizou a doar os livros no intuito de ajudar na abertura da biblioteca mas também, para realizar um grande desejo de sua mãe, que após o seu falecimento pediu para que seu acervo pudesse ser disponibilizado para que outras pessoas pudessem ter a oportunidade de ser deleitar da literatura rica de seus livros, guardados a tantos anos.
Não percam a oportunidade de conhecer esse lindo projeto e a biblioteca que fica localizada na sede da ACEPA, na Av. Presidente Castelo Branco, Nº 2018, Nº 09, bairro Pirambu.
Matéria de Jeysa Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário