O mundo está sofrendo uma pandemia causada pelo coronavírus, e muitas são as consequências e vidas perdidas, noticiados diariamente em todos os meios de informação em todas as nações. Um vírus que não escolhe cor, raça ou religião.
![]() |
Jornalista Hanna Teixeira |
Como uma maneira de proteger nossas casas e nossos familiares, estamos atentos as dicas para prevenir a propagação do coronavírus, são medidas fáceis e práticas que se caracterizam como hábitos comuns de higiene. Para ajudar melhor, como devemos nos proteger, vamos entender contra quem estamos travando essa luta incansável.
O coronavírus é um vírus que causa uma grande família de doenças virais, entre elas, estamos sofrendo uma pandemia, causada por uma mutação do vírus que causa a doença convid-19, que afeta de maneira infecciona as vias respiratórias altas e baixas, de maneira leve, moderada ou severa, causando sintomas de um simples resfriado até um quadro de pneumonia grave, é preciso ficar atento aos sintomas: febre que não cessa com remédios, tosse seca, dificuldade para respirar, indisposição causada pela dificuldade na respiração, dor de cabeça, mas também podem surgir dores nas articulações, congestão nasal, dor de garganta, diarreia, dor abdominal e perda do olfato ou paladar. Algumas pessoas podem contrair a doença e não apresentarem sintomas. É um vírus de fácil propagação e a melhor maneira de evitar é se prevenindo.
Devemos ficar atentos as dicas de prevenção:
Lavar sempre as mão com água e sabão: O coronavírus tem uma estrutura parecida com a gordura, se aloja em nossas mãos e em superfícies sólidas sobrevivendo por até 72 horas, a água e o sabão quebram essa gordura, dessa maneira nos livrando de leva-la até as vias respiratórias em contato com nossas mãos. Lembre-se sempre de lavar no espaço entre as unhas e os dedos.
Usar álcool em gel: O uso do álcool em gel é recomendado para as situações onde não temos água e sabão disponível, limpa as mão de maneira instantânea mas não deve substituir a água e o sabão.
Manter o isolamento social: Uma pessoa infectada pode transmitir muito facilmente o vírus através das mucosas salivárias que são expelidas ao falar, tossir, espirrar ou em um simples aperto de mão, por esse motivo devemos nos manter dentro de casa, pois não sabemos se as pessoas que estão nas ruas são portadoras do vírus ou não, na dúvida é melhor não arriscar.
Alimentação saudável: É importante manter uma alimentação saudável visando o fortalecimento do sistema imunológico, pois o coronavírus se aproveita da baixa imunidade para causar infecções.
Usar máscaras: O uso das máscaras são recomendadas para as pessoas que estão gripadas ou com alguma doença pré existentes pois são mais vulneráveis ao contágio. As pessoas que estão contaminadas, devem utilizar as máscaras para evitar de contaminar outras pessoas.
Limpeza de superfícies sólidas: Devemos limpar a casa, principalmente o chão com água sanitária, fazer a limpeza de produtos e objetos vindos da rua, principalmente produtos que estiveram expostos em supermercados e garrafões de água. Ao passear com os pets (lembre-se de manter o isolamento social), limpe as patas e pelos de seus animais pois eles podem trazer o vírus para dentro de casa.
Evite ambientes hospitalares: Caso você esteja com outras doenças, procure se tratar em casa, procure a unidade de saúde apenas em situações de extrema necessidade. Dessa maneira, evitará o contato com o ambiente hospitalar que pode está contaminado com o Coronavírus.
Essas são dicas simples que podem salvar muitas vidas, procure se informar e entender sobre as maneira de prevenção pelo seu bem e pelo bem da sua família e amigos.
Lembre-se, os animais não transmitem coronavírus para os humanos. Acreditando nesse mito, muitas pessoas estão abandonando seus pets. Não abandone seu melhor amigo, os animais merecem nossa proteção, e o abandono de animais é crime e pode resultar em multa ou detenção.
Matéria: Hanna Teixeira.
Muito esclarecedor este editorial, Hanna Teixeira. No caso dos vulneráveis, quais as recomendações?
ResponderExcluir